Apresentação

Antes de começar com qualquer assunto, é preciso esclarecer sobre quais limites geográficos serão tratados neste blog. 

A parte Sudeste do continente Asiático é composta por 11 países: Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Cingapura e Malásia na porção continental, e as ilhas da Indonésia, Filipinas, Brunei e Timor Leste.

Tratar todos estes países como uma coisa só seria irresponsável. Cada um teve sua história, influência e desenvolvimento cultural à sua maneira, e é levando isso em consideração que pretendo trazer informações de receitas e ingredientes dos países da região continental,  com o maior cuidado possível para evitar generalizações. Apesar disso, há uma coisa todos esses países têm em comum: para eles, a comida vai muito além da simples nutrição necessária para viver. Ela dita o rota e o ritmo das famílias, cada dia tem um novo prato criado pelos milhares de restaurantes e barraquinhas espalhados pelas ruas, em uma profusão de técnicas, ingredientes e sabores, que não param de evoluir e diversificar.

Ao longo dos anos, vivendo em função da gastronomia tailandesa e do Sudeste Asiático em geral, sempre tive dificuldades em encontrar referências em português. E quando encontrava, eram informações relativamente rasas ou muito generalistas, de cunho mais turístico que gastronômico de fato.

Viajar é a melhor maneira de adquirir conhecimento sobre a gastronomia local. É só através delas que é possível vivenciar de fato, entender empiricamente sobre técnicas e manejos que os locais vêm empregando há gerações, assim como conhecer a origem e o trajeto dos ingredientes até a casa ou restaurante de quem os prepara.

Infelizmente, ou felizmente, não há livros capazes de transmitir com exatidão os ruídos, sensações e aromas do que quer que se queira aprender sobre cozinha. Mas antes que me tornasse cozinheiro por causa da comida tailandesa, os livros me ajudaram a me preparar para o que as viagens, estágios e trabalho me mostrariam ao vivo. E são eles que até hoje complementam o meu aprendizado, que nunca terminará, assim espero.

E foi por encontrar poucas referências em português sobre um assunto que rege a minha vida e o meu trabalho que resolvi criar este canal. Uma humilde maneira de tentar compartilhar frequentemente algumas informações interessantes, descobertas ou receitas que possam ser úteis a todos aqueles entusiastas da gastronomia do Sudeste Asiático como um todo, sejam cozinheiros profissionais ou não. Numa singela tentativa de trazer por escrito o que já sabemos que precisa mesmo é ser vivido.

Sem maiores pretensões, apenas me proponho a compartilhar minhas explorações gastronômicas, na forma de textos, receitas ou histórias, de maneira simples e clara, e que inspirem as pessoas a se abrirem para o diferente, para que queiram cozinhar, comer, conhecer e viajar mais. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.