Etiqueta à mesa na Tailândia

Claro que algumas regras de etiqueta são parecidas com as que temos por aqui, como não falar de boca cheia ou servir-se de muita comida de uma só vez ou jamais apontar para coisas, pessoas e pratos usando o garfo. Mas há também algumas diferenças bem interessantes entre as nossas maneiras e a dos tailandeses à mesa.

Por exemplo: aqui, o topo da mesa é o local de honra. Na Tailândia, o local nobre é o meio da mesa e se você for o convidado, certamente será colocado para se sentar em frente ao local nobre, reservado aos mais velhos ou célebres. Assim você fica no melhor lugar possível para poder interagir com a pessoa mais importante.

Anúncios

Na Tailândia, um hábito comum a muitas famílias é o de se alimentarem sentadas sobre uma esteira, às vezes em círculo, no chão da casa. Quando é este o caso, os anfitriões indicam o local onde o hóspede deverá se sentar. Aqui vale lembrar uma regra de ouro: jamais mostre ou aponte a sola dos seus pés para um tailandês! Para eles, os pés são a parte mais impura do corpo, e por isso não devem ser exibidas assim.

Refeição de uma família na Tailândia – Foto Mauricio Santi

Por lá, come-se de colher e garfo. A primeira vai na mão direita enquanto o garfo vai na esquerda. É a colher que deve ser levada à boca, pois o garfo só é usado para empurrar os alimentos até a colher. A faca não é usada pois regra geral é que todos os alimentos tenham sido cortados e preparados em tamanho que caiba na colher – e na boca.  Exceto quando servidos com sopas de noodle, os hashis não são comuns.

Em uma refeição Thai, sempre há arroz. Dependendo da região do país, as variedades mais comuns são o jasmim, mais aromático, ou o glutinoso. À mesa, cada pessoa recebe seu prato de arroz para ir se servindo dos acompanhamentos dispostos no centro da mesa, que são compartilhados entre todos. Apenas o prato de arroz não é compartilhado, pois ele é o  verdadeiro prato principal.

Anúncios

Diferente da nossa concepção de refeição, com entrada, salada, principal e sobremesa, em uma refeição tailandesa todos os acompanhamentos são servidos ao mesmo tempo, e uma mesa completa sempre tem pelo menos uma salada, um salteado ou grelhado, uma sopa, um curry e um dipping (conhecido como nahm prik, e é uma pasta preparada com pimentas frescas e temperos, para ser comida com arroz ou com seus próprios acompanhamentos, geralmente legumes, vegetais crocantes ou alguma proteína animal). 

Durante a refeição, cada um vai se servindo dos acompanhamentos, colocando um pouco de cada prato por vez em seu próprio prato. Não há uma ordem pré estabelecida. Assim cada um vai equilibrando todos os sabores presentes na refeição da maneira que mais lhe agradar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.