Preparando sua pasta de curry

Mantenha a pasta na geladeira por até 10 dias.

Não é aconselhável congelar, pois cristaliza partes da pasta e acaba afetando o frescor e textura. Em último caso, pode, porém é sabido que compromete sua qualidade.


Cada porção em média requer de 40 a 50g de pasta, e 140 a 160 ml de leite de coco, além de adição de 50 a 60 ml de caldo ou água. Com isso, pode-se ajustar a potência do curry de acordo com o paladar de cada um. Qualquer proporção muito diferente desse parâmetro pode descaracterizar demais o resultado final.

Modo de Preparo básico para 1 porção:

  1. Preferencialmente em uma panela de fundo triplo adicionar 25 ml de óleo*, 25 ml de leite de coco em fogo médio até levantar fervura e se misturarem.
  2. Adicionar a pasta de curry e misturar constantemente a pasta, para fritar todo o conteúdo de maneira homogênea, se precisar adicione um fio de leite de coco.
  3. Assim que todos os aromas da pasta estiverem subindo (sim, você vai sentir!) e a pasta estiver soltando todos os óleos e essências, já com textura e características mais cremosa e visualmente oleosa é hora de adicionar o leite de coco. Baixe o fogo enquanto adiciona o leite de coco.
  4. Deixe cozinhar em fogo brando por uns 5 minutos, adicione a água ou caldo e deixe cozinhar em zimmer, mexendo esporadicamente.
  5. Vai notar que os óleos naturais do coco vão começar a brotar na superfície, em hipótese alguma retire esse óleo da superfície! Não é cozinha francesa;)
    Esse óleo é importante, pois está totalmente infusionado pelos ingredientes da pasta.
  6. Hora de temperar seu curry: com aproximadamente 1 col. de chá cheia de açúcar de palmeira e 2 col. de sopa de nampla. Misture bem, perceba se não está reduzindo demais, se estiver mantenha fogo baixo e adicione mais um pouco de caldo ou água.
  7. O curry deve ser rico, denso, umami e salgado do nampla suficientes para balancear o doce. Se precisar ajuste mais ao ser paladar.
  8. Nesse momento, adicione a proteína de preferência (carne pré grelhada ou cozida, tofu ou cogumelos). Aguarde alguns minutos em fogo médio e quando levantar nova fervura, desligue o fogo e finalize com ervas frescas (manjericão, folhas de limão makrut).

*Se estiver utilizando leite de coco fresco, desconsiderar adição de óleo para fritar a pasta de curry, pois diferentemente do leite de coco industrializado, ao ferver ele se separa e se pronuncia o óleo natural do coco, exatamente como queremos para iniciar a receita.
Se utilizando leite de coco industrializado, uma parte de óleo vegetal neutro para uma parte de leite de coco serão suficientes.

Pasta de Curry Vermelho – Ingredientes: Alho, pimenta vermelha, cebola roxa, capim santo, raiz de coentro, galanga, sal, gapi, casca de limão, pimenta do reino branca, semente de cominho e semente de coentro.

Pasta de Curry Amarelo – Ingredientes: Cebola roxa, alho, cúrcuma da terra, pimenta vermelha, raiz de coentro, capim santo, semente de coentro, galanga, gengibre, curry em pó, gapi, sal, semente de cominho, semente de erva doce e pimenta do reino branca.

Pasta de Curry Verde – Ingredientes: Cebola roxa, pimenta malagueta verde, alho, capim santo, raiz de coentro, galanga, gapi, casca de limão, cardamomo, cúrcuma da terra, sal, pimenta do reino branca, semente de coentro e semente de cominho.

Pasta de Curry Mussaman – Ingredientes: Alho, cebola roxa, galanga, capim santo, amendoim torrado, pimenta vermelha seca, semente de cominho, raiz de coentro, semente de coentro, cardamomo, noz moscada, cassia, macis, sal e cravo da índia. Produto Vegano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.